Weby shortcut

Página não encontrada, por favor verifique a configuração do componente

Instagram

Projetos de pesquisa em andamento

Atualizado em 22/05/17 23:41.

Fitase endógena em peixes da família Serrasalminae: importância nutricional e ecológica

Responsável: Dyogo Arriel de Assis

Coodernador: Igo Gomes Guimarães

Determinação das exigências energéticas e proteicas para o tambaqui (Colossoma Macropomum) utilizando diferentes abordagens nutricionais

O objetivo desse trabalho é determinar quantitativamente e qualitativamente a exigência em energia e proteína para o tambaqui utilizando diferentes abordagens metodológicas nutricionais de forma a determinar a exigência em proteína e energia de manutenção para o tambaqui, testar a eficiência da utilização de energia e proteína pelo tambaqui utilizando uma dieta basal, analisar a taxa de crescimento e a variação na composição corporal do tambaqui de acordo com o estágio de desenvolvimento do peixe, estabelecer a melhor proporção entre proteína, carboidratos e lipídeos na dieta do tambaqui e por fim, utilizar todos estes dados para desenvolver um modelo bioenergético para estimar exigências nutricionais e prever a ingestão de alimento, o crescimento e a excreção de nutrientes pelo tambaqui.

Coodernador: Igo Gomes Guimarães

Responsável: Lincoln Nunes de Oliveira

Uma visão geral do status nutricional da taurina em espécies nativas brasileiras de importância para aquicultura

Este trabalho tem como principal objetivo avaliar o status nutricional em taurina no tambaqui, pacu, pirarucu e pintado, a partir da atividade de enzimas chaves do metabolismo dos aminoácidos sulfurados, e através do conteúdo em taurina em diversos tecidos. 

Auxílio finaceiro -  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Coodernador: Igo Gomes Guimarães

Responsável: Cristielle Nunes Souto

Desenvolvimento de pacote tecnológico nutricional para a reducão da excrecão de fósforo na producão de tambaqui no sudoeste Goiano

1. Objetiva determinar a taxa de absorção de P em fontes orgânicas e inorgânicas de P; 2.  Determinar os locais do trato digestório em que o P é absorvido e os mecanismos fisiológicos utilizados pelo tambaqui para o aproveitamento de P em fontes orgânicas e inorgânicas; 3. Determinar a exigência em P disponível para o tambaqui na fase inicial (5-25g), fase de engorda (400-600g) e fase de terminação (600-1200g); 4. Desenvolver uma dieta comercial para redução da excreção de P pelo tambaqui.

 Auxílio financeiro- Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás(FAPEG).

Coodernador: Igo Gomes Guimarães

Responsável: Janaína Gomes Araújo Santos e Ludmilla Lopes de Castro

Determinação do Perfil Ótimo em Aminoácidos para o Máximo Desempenho e Retenção Protéica do Tambaqui (Colossoma macropomum)

Este projeto tem por objetivo principal determinar o perfil ótimo em aminoácidos por meio do conceito de proteína ideal, assim como determinar a relação ótima entre aminoácidos essenciais e não essenciais. Este projeto conta com a participação de instituições internacionais, como a Universidade do Porto e empresas de nutrição animal de forma a viabilizar parte dos custos do projeto.

 Auxílio financeiro- Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás(FAPEG).

Coodernador: Igo Gomes Guimarães

Responsável: Graciela Pessoa Martins

Resposta metabólica de alevinos do híbrido Jundiara (Leiarius marmoratus ♀ x Pseudoplatystoma punctifer ♂) alimentados com dietas contendo diferentes relaões carboidrato:proteína

A substituição em parte da proteína por carboidratos tem demonstrado um “efeito poupador de proteína” e influenciado positivamente vários paramentos como: taxa de crescimento (TC), ganho de peso (GP), taxa de conversão alimentar (TCA) taxa de crescimento específico (TCE) e taxa de eficiência protéica (TEP). No entanto, essa substituição tem sido vista com cautela pelo fato de algumas espécies apresentarem uma reduzida capacidade de catabolizar a glicose. No Brasil a hibridação interespecífica vem sendo empregada desde a década de 80 com a produção de animais com características desejáveis a aquicultura, como a produção de peixes com melhor desempenho zootécnico e mais resistente às doenças. Além disto, híbridos de espécies predominantemente carnívoras com espécies predominantemente onívoras preservam as características produtivas e organolépticas de seus parentais carnívoros, entretanto, com a possibilidade de utilização de uma dieta para peixes onívoros durante a fase de engorda, o que reduz os custos com a alimentação. No entanto, a escassez de estudos sobre o manejo nutricional do híbrido Leiarius marmoratus x Pseudoplatystoma punctifer conhecido com “Jundiara, como proposto neste projeto, faz-se necessário para verificar o real aproveitamento das por parte desse híbrido. Para isso, o experimento será realizado na UFG - Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Jataí, GO, para determinar a melhor relação carboidrato:proteína (C:P) para juvenis do híbrido “Jundiara”. paro a Pesquisa do Estado de Goiás(FAPEG).

 

Coodernador: Denise Silva de Oliveira

Responsável: Thiago Moraes de Faria

Aditivos nutricionais podem auxiliar no aumento da resistência do tambaqui (Colossoma macropomum) ao estresse por transporte?

O uso de imunonutrientes e de imunoestimulantes pode minimizar os efeitos do estresse e auxiliar na melhor resposta imunológica frente ao manejo de transporte dos peixes. O emprego dessas substâncias na dieta dos peixes pode favorecer as respostas orgânicas de defesa frente o estresse inerente à condição intensiva dos processos de produção, como o transporte, por exemplo. Por conseguinte, as perdas nestes sistemas são consideráveis e a alternativa de poder reduzí-las parece ser de grande valia, principalmente com a utilização de compostos imunoestimulantes e nutrientes que melhorem a resposta orgânica dos animais como medida profilática. Com base na hipótese de que os imunonutrientes podem melhorar a resposta ao estresse enquanto os imunoestimulantes atuam preparando o sistema imune para uma possível infecção, este estudo pretende avaliar o potencial da utilização desta estratégia nutricional no cultivo do tambaqui com o principal objetivo de melhorar o bem-estar dos animais e avaliar o seu impacto sobre os índices produtivos e resistência do tambaqui frente ao estresse por transporte.

Coodernador: Igo Gomes Guimarães

Responsável: Bruno Mazini

Listar Todas Voltar